ARACEAE

Anthurium nitidulum Engl.

Como citar:

Lucas Moraes; Raquel Negrão. 2017. Anthurium nitidulum (ARACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

NaN Km2

AOO:

NaN Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Endêmica do estado do Rio de Janeiro (Coelho et al., 2015), ocorre nos municípios de Itatiaia, Petrópolis e Teresópolis (Nadruz et al., 2014). Ocorre no Parque Nacional do Itatiaia (Nadruz et al., 2014).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2017
Avaliador: Lucas Moraes
Revisor: Raquel Negrão
Categoria: DD
Justificativa:

Espécie endêmica do estado do Rio de Janeiro (BFG, 2015). Embora supostamente ocorra nos municípios de Itatiaia, Petrópolis e Teresópolis (Nadruz et al., 2014), a espécie carece de registros de coleta e informações acerca de sua distribuição e biologia, inviabilizando a sua avaliação de risco de extinção e alertando para a necessidade de investimentos em pesquisa.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Bot. Jahrb. Syst. 25(3): 397. 1898

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: herb
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa Montana
Detalhes: Erva, epífita, terrícola, de ocorrência em Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Coelho et al., 2015) e Floresta Ombrófila Densa Montana (Nadruz et al., 2014). Segundo registro de coleta, trata-se de uma espécie umbrófila (J.M.A. Braga 2263).
Referências:
  1. Nadruz, M., Sakuragui, C.M. & Calazans, L. 2014. Araceae.. Catálogo das espécies de plantas vasculares e briófitas do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://florariojaneiro.jbrj.gov.br>
  2. Coelho, M. A. ., Soares, M. L., Calazans, L. S. B., Gonçalves, E. G., Andrade, I. M. de, Pontes, T. A., … Mayo, S. (2015). Araceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4961> . Acesso em: 10 de Março de 2015.

Reprodução:

Detalhes: Coletada com flor no mês de março, possui espádice castanho com espata verde (J.M.A. Braga 2263).
Fenologia: flowering (Mar~Mar)

Ameaças (3):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3 Tourism & recreation areas habitat,occurrence past,present,future local high
O turismo no Parque Nacional do Itatiaia é uma atividade intensa e muitas vezes, descontrolada, geradora de uma série de impactos ambientais como apontado no estudo de Barros (2003), como a expansão excessiva da largura de trilhas e a erosão do solo.
Referências:
  1. Barros, M.I.A. De, 2003. Caracterização da visitação, dos visitantes e avaliação dos impactos ecológicos e recreativos do planalto do Parque Nacional do Itatiaia. Piracicaba, SP 121.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity locality,habitat,occupancy,occurrence,mature individuals past,present,future local very high
O Parque Nacional da Itatiaia sofre com a ocorrência de incêndios excessivos prejudiciais ao parque e à conservação e manutenção da biodiversidade da área, como apontado no relatório técnico de Aximoff (2007).
Referências:
  1. Aximoff, I., 2007. Impactos do fogo na vegetação do Planalto do Itatiaia. Relatório Técnico. Parq. Nac. Itatiaia. ICMBio/MMA.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Housing & urban areas habitat,occurrence past,present,future local high
O município de Petrópolis passa por uma intensa e descontrolada expansão urbana, que acarreta na construção de áreas impermeabilizadas, repercutindo na capacidade de infiltração das águas no solo, favorecendo a ocorrência de enxurradas (Guerra et al., 2007).
Referências:
  1. Guerra, A.J.T., Gonçalves, L.F.H., Lopes, P.B.M., 2007. Evolução histórico-geográfica da ocupação desordenada e movimentos de massa no município de Petrópolis, nas últimas décadas. Rev. Bras. Geomorfol. 8.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1 Land/water protection on going
Ocorre no Parque Nacional do Itatiaia (Nadruz et al., 2014).
Referências:
  1. Nadruz, M., Sakuragui, C.M. & Calazans, L. 2014. Araceae.. Catálogo das espécies de plantas vasculares e briófitas do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://florariojaneiro.jbrj.gov.br>